top of page
Buscar
  • Wellynton Lubben

Locução, como dar os primeiros passos na área!

Atualizado: 23 de fev. de 2021


Primeiro de tudo para ser um bom locutor (a),você precisa praticar a leitura, não mentalmente, mas em voz alta. Você tem que ler em voz alta todos os dias no começo para aprender a dominar a pontuação, a entonação ... Agora, aqui está o "detalhe", você pode ler qualquer coisa para começar que o ajude a adquirir o hábito de praticar; de jornais a livros e a repetição de comerciais de TV.

Lembre-se de que todo trabalho de narração envolve um script. Uma das coisas que você percebe rapidamente é que, embora possa ser bem escrita, pode parecer um pouco estranha quando falada em voz alta. Isso geralmente ocorre porque foi escrito para enfatizar certos pontos ou, no caso de uma história, representar um personagem. Então, você precisa gostar de ler e, claro, aprender a interpretar a escrita, para que possa trazê-la à vida.

Como iniciante na área da locução, você pode melhorar a maneira como interpreta um roteiro imaginando que está conversando com outra pessoa: um amigo, um vizinho ou alguém que você conhece pessoalmente. Esta é uma maneira simples de dar os primeiros passos em como adicionar a parte de atuação à sua prática de narração.

Normalmente, um roteiro terá uma intenção subjacente. Uma intenção é a razão e o motivo pelo qual alguém pode usar emoções. A intenção orienta você como interpretar um script. Ao aprender a fazer locuções, você precisa entender os diferentes tipos de intenção. Alguns são óbvios: como chamar a atenção, reconhecimento, aceitação e amor. Essas intenções determinam a maneira como você fala.Abaixo você terá uma lista simples das intenções comuns usadas quando você fala. Para praticar, tente pensar em uma intenção antes de ler e praticar um script:

Acenar

Implorar

Desafio

Charme

Comando

Criticar

Deslumbrar

Encorajar

Bajular

Intimidar

Manipular

Motivar

Patrocinar

Antes de tentar expressar qualquer coisa, você precisa aquecer. Você não pode esperar que sua voz seja a melhor possível sem um aquecimento. Existem duas partes para um bom aquecimento: seu corpo e sua voz. Se você estiver tenso, não conseguirá entrar no estado de espírito certo e isso também afetará sua voz. Para começar, você precisa simplesmente relaxar para poder se concentrar no trabalho à frente - mesmo que seja apenas uma sessão de prática. Mova o corpo inicialmente de um lado para o outro e faça alguns exercícios de alongamento, mantendo a respiração regular e uniforme. Então, quando você começar a se soltar, gire suavemente a cabeça no sentido horário e anti-horário, nunca indo muito longe nem exercitando nenhum músculo. Você pode fazer alguns giros nos ombros, girando-os para frente e para trás, para se livrar de qualquer tensão. Esses movimentos e exercícios simples são apenas um exemplo do tipo de exercício corporal e de voz que você pode usar para aquecer.

Fique na frente de um espelho e alongue todos os músculos faciais. Estique a boca aberta, quase como um leão rugindo e depois relaxe novamente. amasse os músculos faciais para fazer seu rosto parecer pequeno e manso e depois relaxe e repita. puxe a língua o máximo que puder e depois volte a relaxar. faça uma "sirene" pronunciando a frase "eeee" e pressionando as notas de topo e as de baixo. faça um 'trinado' rolando a língua pelo céu da boca e crie um som "trrrr" ou "rrrr". faça alguns exercícios adicionais usando sons PTKT (pronunciado como puhh tuhh kuhh tuhh) e BDGD (pronunciado buhh duhh guhh duhh) para aquecer ainda mais suas cordas vocais. Por último, faça alguns trava-línguas para exercitar ainda mais sua boca, língua, lábios e bochechas. Diga seus favoritos em voz alta e isso pode realmente ser um exercício divertido.

Grave você mesmo

Uma parte essencial da locução/voice overs é poder ouvir a si mesmo e ser crítico sobre o desempenho do script. Aprender a gravar sua própria voz é um passo vital para se tornar um dublador. À medida que você progride, você idealmente desejará construir seu próprio estúdio de gravação em casa. Para fazer isso, você precisa determinar se possui as habilidades necessárias ou se precisa de alguém para ajudar. Como iniciante, você pode simplesmente usar seu computador ou laptop. A tecnologia de hoje facilita a gravação de áudio em um computador onde você pode reproduzi-lo.

Depois de gravar suas sessões de treino, você também pode editar e manipular facilmente suas gravações para filtrar o ruído e melhorar o som. Por enquanto, o mais importante é ouvir a sua voz. Se você estiver usando um Mac ou PC, precisará de um microfone para gravar sua voz. Uma opção é comprar um microfone (ou você já pode ter um). Para a maioria dos iniciantes, um microfone direcional que não precisa de Phanton Power é uma boa primeira escolha . Quando estiver pronto, encontre um bom local que não tenha muito ruído de fundo, faça um breve teste de gravação e verifique se você tem os níveis de som certos. Certifique-se de que o medidor de gravação nunca fique vermelho, pois isso pode causar ruídos indesejados ou até distorção. Conecte fones de ouvido diretamente ao computador ou à interface de áudio para obter a melhor qualidade de gravação (o som dos alto-falantes será captado na sua gravação). Comece a gravar, lembrando-se de manter a posição original do microfone. Grave a sua voz e, em seguida, ouça os resultados. Quando você terminar de gravar, salve seu trabalho. Você pode reproduzir suas gravações em vários programas diferentes, mas vale a pena se familiarizar com um programa como o Audacity (que é gratuito), editor e gravador de áudio fácil de usar para Windows, Mac OS X, GNU / Linux, e outros sistemas operacionais. À medida que avança, você pode usar o Audacity para produzir seus próprios showreels.

É claro que este é um esboço de como fazer dublagens, locução, voice overs e outros trabalhos de voz. Há muito mais para fazer e aprender, mais o importante é sempre começar.

Locutores, dicas de locução e carreira.


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page