top of page
Buscar
  • Foto do escritorLubben Locutor

Como usar Podcast para marketing de conteúdo.

Atualizado: 22 de fev. de 2021

Com o streaming de áudio sob demanda "em alta", podemos dizer que estamos experimentando um "renascimento de áudio", e essa tendência fornece um indicador claro de que criar uma publicidade em áudio "identidade sônica" importa para as marcas hoje.


"Nossos cérebros são biologicamente conectados ao som — estamos processando-o mais rápido que qualquer outra coisa", diz Lauren Nagel, diretora executiva de criação da Pandora, Streaming de áudio muito famoso nos EUA. "E eu acho que uma grande razão pela qual o som inspira ação é que, verdadeiramente em um nível inconsciente, estamos sempre ouvindo. Você pode fechar os olhos, mas você não pode fechar os ouvidos.


Então, criar um Podcast vai agregar a sua marca?


Os Podcasts ajudam as empresas a comunicar sua proposta de marca para um público cativo. Somos uma cultura em movimento e, portanto, a demanda por podcasting está aumentando. Uma previsão da Statista mostra que o número de fãs de Podcast ultrapassará a marca de 160 milhões em 2020. Agora, isso deve soar um sino para todos os profissionais de marketing.


O Podcast ajuda você a desenvolver a liderança de pensamento para o seu negócio, e é uma maneira de mostrar ao mercado que você é a fonte de informação.


Comparado a outros conteúdos o podcast é fácil de fazer, você só precisa ter os aparelhos de áudio e um domínio da linguagem de comunicação para o seu público, e pronto.


Do ponto de vista do consumidor, um podcast é conveniente para os seguidores ouvirem: eles não precisam parar o que estão fazendo para ouvir, eles só precisam ligar ao dirigir, em esteiras, caminhadas ou até mesmo no trabalho, essa conveniência é o que as pessoas estão procurando. Além disso, os podcasts também podem ser um dos pilares do inbound marketing.


# Como estruturar um podcast?


A primeira coisa é ter uma visão MACRO DO SEU NEGÓCIO. Entregar assuntos de relevância para os ouvintes.


Se você está criando um Podcast curto e rápido ou uma peça de longa forma, você tem que manter os tópicos fluindo e seu público engajado. Como forma de acabar com a conversa, o tom e o ritmo, sempre que possível tenha um "convidado", alguém que você possa entrevistar para dar ritmo a conversa.


Você pode usar recursos como música para fazer a transição entre tópicos, também chamados de "varredores". Isso dá aos seus ouvintes tempo para digerir o que ouviram antes de passar para a próxima parte do seu conteúdo.


O material que você entrega ao seu público deve ser relevante, e isso exige que você pesquise seu tema. A linguagem que você usa deve ser amigável e conversacional. Mantenha-se longe da tentação de usar jargão; caso contrário, você pode perder seu público. Seu primeiro Podcast deve ser feito com cuidado e de uma forma que deixe seu público "querendo mais". Entregue um conteúdo amplo que atraia todo o seu público. Você também precisa ter uma compreensão das notícias e tendências para capturar a atenção de seus ouvintes.


Uma vez que você se apresenta no primeiro Podcast e chama a atenção, a próxima coisa é manter e focar em mais ouvintes. Isso só pode ser possível se você se concentrar em áreas específicas que são de interesse do seu público.


Todos os seus episódios de Podcast precisam ser introduzidos – faça uma introdução rápida, cerca de 10 segundos, e não mais de 15. Se você ficar muito tempo, ele pode ser ignorado através da configuração de salto na maioria das ferramentas de streaming.


Aqui, você apresenta seu entrevistado, se houver, e dá uma breve prévia do que os ouvintes esperam ouvir. Se você tem algo "suculento", dê uma dica ao seu público e poupe algum tempo no final do podcast para tal, isso manterá os ouvintes colados ao seu conteúdo.


Você planejou seu Podcast com o conteúdo relevante que deseja entregar ao seu público. Agora precisa identificar tópicos quentes em seu nicho, pesquisá-los, verificar como os concorrentes fizeram isso e chegar a uma apresentação única que vai 'impressionar' seu ouvinte.


Uma maneira perfeita de se envolver com seu público é introduzindo um assunto que já é tendência e relevante para o seu nicho. Agora é só "meter a mão na massa".













Posts recentes

Ver tudo
bottom of page