top of page
Buscar
  • Wellynton Lubben

Como gravar locução em casa?

Atualizado: 22 de fev. de 2021


A primeira dica e talvez a mais valiosa é, CONTRATE UM LOCUTOR (A) PROFISSIONAL.

Mais a grana está curta? O projeto é urgente e você mesmo precisa gravar?

Tudo bem, listei algumas dicas para te ajudar na hora da gravação.

1) Encontre o local certo

Se um locutor profissional estiver fora do seu orçamento, encontre o melhor local para gravar em sua casa. Leia o roteiro em voz alta em cada cômodo da sua casa e ouça com atenção para descobrir se há "salas adequadas". Caso não encontre um cômodo adequado ( sem reverb e ruídos) uma boa dica é gravar dentro do roupeiro ou até mesmo dentro do seu carro onde a acústica é "melhor".

2) Elimine "barulhos"

Não importa a que distância você segure o roteiro enquanto estiver gravando sua locução, é provável que você ainda consiga ouvir o ruído do papel. Invista em uma estante de livros que mantenha seu script imóvel. Além disso, considere as quebras de seu script - imprima-as de maneira que cada seção possa ser exibida sem precisar virar a página.

3) Cuidado com os 'puffs".

Você deseja evitar Puffs e sibilância -nada mais são do que o ruído de estalo e assobio que às vezes você ouve durante as gravações com palavras que começam com 'P' ou 'S'. Portanto, é uma ótima ideia investir em um filtro pop, que é um escudo que fica entre o locutor e a capsula do microfone. Os filtros pop custam entre R$ 50.00 e R$ 250.00. No entanto, se você quiser testar se realmente precisa de um, experimente o microfone com o teste "pipoca / concha". Ouça uma gravação sua dizendo essas palavras para ver se você consegue ouvir estalos ou assovios. Em casos extremos, cubra a capsula do microfone com uma meia, ou afaste-se um pouco mais do microfone na hora da gravação, isso ajudará a amenizar os sons indesejados.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page