Você que é locutor já deve ter recebido um roteiro para narração e o briefing dizia," quero algo natural sem parecer locutor". Sim, o mercado atual pede cada vez mais interpretação e naturalidade, vícios de rádio, voz empostada e tudo que não soe "natural" está perdendo espaço na publicidade .Separei algumas dicas que te ajudarão a interpretar melhor o roteiro e fazer uma locução "melhor".
1) Quem é você? Não, eu não estou pedindo seu nome. Quem é você refere-se à função que você estará desempenhando no roteiro. Você é um amigo de confiança? Você é o chefe? O seu papel é o de mãe ou pai? Você não pode retratar seu papel até saber o que é.
2) Com quem você está falando? Quem é seu público? Homens? Mulheres? Crianças? Adolescentes? Idosos? Alta renda? Baixa renda? Executivos? Proprietários de casas? As pessoas terão dificuldades financeiras? Pessoas que sofrem de doença? Identifique seu público e mude sua entrega e tom de acordo.
3) Qual é o propósito da locução? Em outras palavras, qual é o objetivo final da peça que você está narrando? Existe um apelo à ação? Você está tentando vender alguma coisa? Você está fornecendo instruções? A peça é mais informativa? O que esta peça pretende realizar? Entender o propósito do roteiro antecipadamente facilitará a locução no momento de gravar..
4)Palavras chave. Isso é muito importante para leituras comerciais. Destaque em cada frase o que é a mensagem principal. Pode ser um slogan, pode ser uma linha de transição, uma palavra especifica,sempre haverá uma linha no script que deve ser destacada. Identifique a linha chave e dê-lhe a atenção que merece. Ex: CELULARES A 99 REAIS, neta frase o que você destacaria? se pensou no preço está no caminho certo. enalteça as palavras chave no momento da locução.
Boa sorte.
Comments