top of page
Buscar
  • Lubben Locutor

Os diferentes tipos de locutores.

É comum ouvir a frase, VOCÊ TRABALHA COM O QUE?


Sempre respondo, SOU LOCUTOR. ー Que legal! Em que rádio você trabalha? ー Não trabalho em rádio… E aí ninguém entende nada! “Então, o que você faz?” O locutor é um profissional que usa a voz como instrumento de trabalho. Ele pode atuar em várias outras áreas além da rádio. Você sabe quais áreas são essas?


Locutor de rádio


Como o próprio nome diz, trabalha em rádio, sejam essas emissoras AM, FM, rádios on-line, rádios indoor etc, normalmente tem um estilo comunicativo, e o objetivo é entreter a audiência.


Locutor De Vídeos E TV/Locução Publicitária


Vídeos corporativos, vídeos de treinamento, vídeos publicitários.


Esses locutores fazem narração de vídeos na internet ou na televisão. Normalmente são locutores que possuem home estúdio e fazem atendimento remoto, que é quando não estão presentes, só narrando por trás da imagem.


Locutor de Uras e Sistemas


Existem locutores de sistemas: de telefonia, de atendimento. de URA (Unidade de Resposta Auditiva).


Tem também o sistema de TTS (Text to Speech ー Texto em Voz), as assistentes virtuais que hoje fazem parte da inteligência virtual. Exemplos são o Google, a Siri, a Amazon… Todas essas e esses assistentes virtuais.


Outro exemplo de sistema é "A VOZ DO GPS", que dá orientações de “Vire à esquerda”, “Vire à direita”… Existem uma série de aplicativos que possuem voz dentro do sistema.


Mestre De Cerimônias De Eventos


É possível trabalhar como locutor ao vivo, sendo mestre de cerimônias de eventos. Ele anuncia toda a programação dos eventos de uma cerimônia.



É possível um mesmo locutor trabalhar em todas estas categorias?


Sim, há profissionais que preferem se dedicar a uma categoria específica, como a locução comercial por exemplo, já outros, atuam em mais de uma, fazendo locuções off para vídeos, trabalhando simultaneamente em rádios ou TVS, etc.









15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page