top of page
Buscar
  • Foto do escritorLubben Locutor

Os diferentes tipos de locutores.

É comum ouvir a frase, VOCÊ TRABALHA COM O QUE?


Sempre respondo, SOU LOCUTOR. ー Que legal! Em que rádio você trabalha? ー Não trabalho em rádio… E aí ninguém entende nada! “Então, o que você faz?” O locutor é um profissional que usa a voz como instrumento de trabalho. Ele pode atuar em várias outras áreas além da rádio. Você sabe quais áreas são essas?


Locutor de rádio


Como o próprio nome diz, trabalha em rádio, sejam essas emissoras AM, FM, rádios on-line, rádios indoor etc, normalmente tem um estilo comunicativo, e o objetivo é entreter a audiência.


Locutor De Vídeos E TV/Locução Publicitária


Vídeos corporativos, vídeos de treinamento, vídeos publicitários.


Esses locutores fazem narração de vídeos na internet ou na televisão. Normalmente são locutores que possuem home estúdio e fazem atendimento remoto, que é quando não estão presentes, só narrando por trás da imagem.


Locutor de Uras e Sistemas


Existem locutores de sistemas: de telefonia, de atendimento. de URA (Unidade de Resposta Auditiva).


Tem também o sistema de TTS (Text to Speech ー Texto em Voz), as assistentes virtuais que hoje fazem parte da inteligência virtual. Exemplos são o Google, a Siri, a Amazon… Todas essas e esses assistentes virtuais.


Outro exemplo de sistema é "A VOZ DO GPS", que dá orientações de “Vire à esquerda”, “Vire à direita”… Existem uma série de aplicativos que possuem voz dentro do sistema.


Mestre De Cerimônias De Eventos


É possível trabalhar como locutor ao vivo, sendo mestre de cerimônias de eventos. Ele anuncia toda a programação dos eventos de uma cerimônia.



É possível um mesmo locutor trabalhar em todas estas categorias?


Sim, há profissionais que preferem se dedicar a uma categoria específica, como a locução comercial por exemplo, já outros, atuam em mais de uma, fazendo locuções off para vídeos, trabalhando simultaneamente em rádios ou TVS, etc.









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page