top of page
Buscar
  • Wellynton Lubben

Afinal? Quanto custa uma locução?

Atualizado: 19 de fev. de 2021


Locução é o processo de usar uma voz fora da câmera para explicar algo para o público. Embora os locutores normalmente permaneçam invisíveis e não façam parte da ação que você pode estar presenciando, eles fornecem comentários importantes pertinentes ao que está acontecendo na tela. Ele também pode ser usado para explicar, instruir, ensinar ou fornecer informações.

Os vídeos Web são um dos projetos mais comuns que usam locução, especialmente vídeos criados por empresas para atingir qualquer número de metas. A narração corporativa pode incluir vídeos produzidos para fornecer informações sobre:

Novos produtos ou serviços

História ou filosofia de uma organização

A narração pode ser voltada para funcionários da empresa, voluntários, fornecedores, contratados,clientes, prospects ou o público em geral.

Outros tipos de narração de voz podem focar em nichos específicos, como narração médica, de saúde e técnica, narração de e-learning e vídeos explicativos.

Há também a locução voltada para o mercado publicitário, sim, aquela voz que você ouve no intervalo dos programas de rádio e TV, ou em vídeos pela internet.

O locutor pode também ser solicitado a fazer "voz original" para Games, ou gravar uma espera telefônica, quem sabe "emprestar" sua voz para uma nova inteligência artificial.

Ok, mais quanto custa uma locução?

Como acontece com qualquer outro projeto na área de voice over, as taxas de narração de voz levam em consideração múltiplas variáveis como:

Qual o tempo de locução total do projeto?

Onde veiculará? Rádio?, TV?, internet?

Por quanto tempo será exibido? 3 meses? 1 ano?

O locutor gravará em estúdio próprio ou terá que contratar um estúdio para gravação?

Resumindo, os valores dependerão de vários fatores não há uma "tabela"de isso custa x aquilo y.O ideal é que você ao entrar em contato com o locutor informe o máximo de detalhes possíveis.

EX:

Roteiro: 1 minuto.

Veiculação: TV e Web

Período de uso: Até 6 meses

Informe ao profissional se a produção trata-se de um vídeo institucional que será usado internamente na empresa, ou quem sabe um VT que será exibido na TV em rede Nacional, ou apenas um vídeo para Redes Sociais, enfim, com as informações detalhadas da produção o profissional lhe enviará o orçamento com muito mais agilidade e valor "correto" condizente com a sua produção.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page