• Facebook
  • YouTube
  • Instagram

5 questões que você deve observar antes de contratar um locutor.

August 6, 2018

Se você precisa de um locutor para um comercial, uma apresentação de negócios ou um tutorial, fica claro que não há dois projetos iguais. No entanto, todos esses projetos exigem uma coisa comum: um talento de narração que comunica claramente seu negócio, produto ou ideia.

Eu listei abaixo as 5 principais qualidades de um excepcional "artista" da voz e por que vale a pena verificar esses fatores antes de contratar um locutor para seu próximo projeto.

 

1. Clareza e Flexibilidade

 

Nem todo mundo desenvolveu a capacidade de se sentir confortável ao microfone, mas os que possuem estas habilidades são geralmente conhecidos pela clara qualidade e flexibilidade na voz. É importante que a mensagem seja transmitida claramente ao público-alvo apropriado. Gravações "diferentes" também exigirão várias personalidades de voz. Assim, você precisa trabalhar com alguém que possua uma variedade vocal, de energético e casual, a suave e formal, dependendo da exigência do projeto.

 


2. Dicção Impecável

 

A dicção é a maneira de pronunciar as palavras correta e claramente. Isso é muito importante, pois pode comprometer todo o projeto de gravação. Um bom locutor deve ser capaz de pronunciar todas as palavras corretamente e enunciá-las de maneira clara e confiante. Não só a má dicção afeta a mensagem transmitida, como também pode afetar negativamente a imagem da marca, empresa ou organização que transmite a mensagem.

 

3. Interpretação 

 

A única coisa que diferencia os oradores dos profissionais de voz é a capacidade destes últimos de agir. Simplificando, você não precisa apenas de alguém que tenha habilidades excepcionais de fala. Você precisa de um talento de voz que possa realmente agir. Cada comercial, documentário, trailer de filme ou narração de eBook assume uma voz específica apropriada para o roteiro. Um contador de histórias profissional pode dar vida a qualquer roteiro sem esforço e prender a atenção do público.

 

4. Ritmo apropriado

 

O ritmo é outra habilidade que você deve procurar em um locutor. Um locutor que tenha pronúncia e dicção perfeitas ainda falhará em seu desempenho sem o ritmo adequado. Ao empregar o ritmo e tempo corretos durante as narrações, o locutor será capaz de trazer a personalidade e a criatividade necessárias para toda a narração.

 

5. Naturalidade

 

Embora a arte vocal seja algo que qualquer locutor pode desenvolver com o tempo, uma certa articulação natural é sempre uma vantagem. Esta qualidade vem de ser um falante nativo de uma língua específica e também decorre de anos de experiência. Trabalhar com um narrador naturalmente articulado significa que não demorará muito para ele dominar o roteiro e entregar o áudio de forma clara e interessante. Lembre-se, o roteiro é apenas o começo das coisas. A entrega clara, apropriada e criativa de sua mensagem ajuda a atrair a atenção de seus ouvintes e espectadores do começo ao fim.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

April 11, 2019

May 8, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga