• Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Gravar locução em Home Studio

January 31, 2019

 

Hora ou outra me perguntam, "como gravar uma locução com qualidade no home estúdio"?

 

Não há uma fórmula mágica, porém tendo alguns cuidados é possível sim gravar com muita qualidade "em casa"..

 

Silêncio !!!!!

 

Quando você está gravando a fala, especialmente se essa é a única coisa que vai ser a gravação, é importante eliminar o máximo de ruído externo possível. Estúdios de voz dedicados, encontrados em emissoras de TV, por exemplo, são tratados e completamente mortos, ou seja sem reflexos, ruído externo ou som ambiente.

 

Dessa forma, apenas o som da sua voz está sendo captado pelo microfone, nada mais. É claro que é mais difícil sacrificar uma sala completa se você estiver gravando em casa, mas certamente pode criar um espaço mais "pesado" do que em qualquer outro lugar da casa.

 

Você pode conseguir isso com absorção acústica dedicada, ou com cobertores e edredons, se você estiver sem orçamento. Além disso, uma solução é o SE Reflection Filter,ou até mesmo kaotica eyeball  que podem ajudar a reduzir o som da sala que tende a se infiltrar nas gravações caseiras. Ambos são encontrados facilmente em sites da internet para compra.

 

 

Equipamento

 

Opte por um microfone condensador de diafragma grande pois será  uma boa aposta para capturar um som completo e balanceado da voz. Existem muitas marcas diferentes de condensadores, mas a maioria faz o trabalho. Você não precisa de um condensador de R$  10.000 para obter uma boa gravação de sua voz. Normalmente você pode se dar bem com um condensador abaixo de R$ 2.000, como o super silencioso Rode NT1A ou o barato Audio Technica AT2020. Há até algumas opções de microfones USB por aí, mas eu recomendaria obter uma interface USB "boa" em vez de um microfone USB.

 

 


Dicas de Gravação

 

Quando você tem uma área tranquila para gravar com seu microfone condensador grande, há mais algumas coisas para se preocupar. Algumas gravações caseiras têm um zumbido baixo devido ao ruído de fundo e tal. Você pode reduzir muito esse ruído de baixo nível se o seu microfone tiver um filtro de corte baixo que elimina a maior parte das frequências que você não precisa. Você vai acabar com uma gravação mais limpa, livre de ruídos irritantes. Se o seu microfone não tiver um filtro low-cut, você precisará fazer uma mixagem pós-produção após a gravação. Usando um filtro passa-alta no seu programa de áudio, você pode filtrar a maior parte desse baixo ruído que você não precisa.

 

Conclusão

 

Quando você está gravando a voz em uma locução ou gravando suas músicas em seu home estúdio, tenha certeza de levar essas sugestões em consideração. Tratar a parede com espumas acústicas ,preencher o local de gravação com o máximo de mobília possível, reduzir o som da sala que pode entrar no seu microfone e filtrar graves indesejados irá melhorar substancialmente a sua gravação vocal..

 

Espero ter ajudado, boas gravações.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

April 11, 2019

May 8, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga